sábado, 11 de setembro de 2010

A Equipa

No passado dia 14 de Agosto de 2010, no dia seguinte ao seu 2º aniversário,e na sua festinha, o meu Diogo começou a dar os seus 1ºs passos sozinho, para a alegria de todos os familiares e amigos presentes.

Isto deve-se a todo o trabalho que tenho diariamente com o Diogo, mas não só eu...
Por detrás deste maravilhoso passo, há toda uma Equipa médica e técnica fantástica.

É com toda a dedicação e profissionalismo que lidam com o meu menino todos os dias,e com o passar do tempo criam-se laços de amizade... e para uma mãe é muito gratificante perceber que temos à nossa volta pessoas boas, humanas e sensíveis ao meu Diogo.

Hoje fazemos um dia a dia normal que qualquer outra família faz, e com um grau de ansiedade menor ou mais controlado graças a este empenho de todos, sem duvida.

Estou e estarei sempre muito grata porque sei que estas pessoas  não desempenham só o seu trabalho, dedicam atenção e afecto ao meu menino!!!!

Esta vasta Equipa desempenha  com toda a dedicação a sua profissão, porque ninguém fica indiferente a um problema de saúde desta gravidade em crianças, e para além disso porque são os que estão na linha da frente a combater cada problema nestes meninos, e conhecem a realidade da sociedade em que estamos inseridos e as verdadeiras necessidades destas famílias, bem como, a falta de apoio generalizada do estado para estas situações.
Por isso dedicam vidas a explorar, a procurar, a aprender e a colocar em pratica todos os seus conhecimentos partilhando-os com os pais e familiares, para assim todos ajudarem num melhor desenvolvimento destes doentes.

Apresento-vos com muito orgulho e gratidão toda esta Equipa:

No Hospital  Cuf Descobertas o Diogo é acompanhado nas mais variadas especialidades:
Prof. Dr.ªAna Neto - Pediatria
Drª Sandra Afonso - Pediatria de Desenvolvimento
Dr. António Macedo - Cardiologia 
Dr.ª Alcina Tuscano - Oftalmologia

Aqui também tenho de deixar uma enorme palavra de agradecimento à Equipa médica que fez o diagnóstico desta terrível doença no dia 24 de Agosto de 2008, à Equipa de Enfermagem da Neonatologia onde o Diogo ficou internado, e um principal e emocionado agradecimento à Enfermeira "Beta", conforme é conhecida por todas as crianças e seus familiares que se manteve abraçada a mim durante horas a fio para tentar acalmar o meu desespero..... (jamais esquecerei...)

No Hospital S. Francisco Xavier é acompanhado na especialidade de Neurologia :

Dr. José Carlos Ferreira

Os Técnicos de Neurofisiologia que fazem parte da Equipa são:

  - Ana Rita Pinto
  - Daniel Carvalho
  - Daniel Borges
  - Clara Barbosa
  - Adília

Esta Equipa também ela no Hospital S. Francisco Xavier são as pessoas que nos acompanham em cada internamento no Hospital para fazer o Video EEG durante pelo menos 48 horas seguidas e que obriga a 3 dias no mínimo de internamento...Trabalham noite e de dia para acompanharem o exame 24h por dia!!!
Fazem-me companhia e distraem-me à conversa nas horas intermináveis do exame... Muito Obrigado !!!

Um agradecimento também igualmente importante a toda a Equipa de Enfermagem e Auxiliares deste Hospital que já nos conhecem e que são incansáveis para saber se estamos bem ou se precisamos de algo!!!

No Hospital Pediátrico de Coimbra fomos acompanhados (para efectuar o estudo de Genética) pela Equipa de Genética chefiada pelo Dr. Joaquim Sá.

Estudo esse que nos indicou o erro genético no ADN do nosso Diogo e que permitirá numa próxima gravidez comparar com o ADN do futuro bebe para confirmar a existência da doença ou não. 
Também concluímos que eu e o pai do Diogo não temos a doença, e que se tratou duma mutação genética na multiplicação das células do Diogo.

Também não posso deixar de referir a atenção da Dr.ª Graça Andrada do Centro de Paralisia Cerebral  de Lisboa que sempre fez questão de ir acompanhando o desenvolvimento do Diogo, bem como a Enfermeira Teresa Folha com a sua incansável disponibilidade para nos ajudar em qualquer duvida.

E ao Consultório do meu Querido Tio Paulo Figueiredo, X-Eco, onde faz todos os exames de rotina e despiste aos vários órgãos. 

 Chego assim à Equipa de Psico motricidade que acompanha diariamente o Diogo....

Claro que começo pela Dr.ª Sandra Antunes da Estimulopraxis que trabalha o meu menino desde os seus 3 meses de vida.... que me ensina, me prepara, e me põe em alerta para os comportamentos Autistas bem como outros que devemos travar...

À Dr.ª Ana Gamboa também ela Técnica de Psico motricidade do Infantário do Diogo e às Educadoras Dr.ª Patrícia Carneiro (proprietária do Infantário e Educadora do Diogo) e à Dr.ª Conceição Caeiro da Cercima do Montijo que também ela dá apoio ao Diogo no Infantário.
E a esta Equipa agradeço todo o carinho e afecto, bem como a atenção, que têm todos os dias com o Diogo na sua escolinha que tanto gosta!!

A TODA esta vasta Equipa um Grande Bem Haja e um forte abraço de agradecimento pelo que todos têm feito pelo meu menino!!!






2 comentários:

  1. Olá Mãe!

    Antes de mais os meus mais sinceros Parabéns pelo blog que agora está a comelar a criar, pois vai com toda a certeza ajudar muitos Pais a superar algo que é quase insuperável!

    Vou passar por cá todos os dias para dar uma 'espreitadela' e quem sabe comentar os posts!

    Depois, gostava de lhe agradecer do fundo do coração os agradecimentos que endereçou à fantástica equipa que está com o Diogo todos os dias na Creche. Isso ajuda-nos a perceber que realmente estamos a fazer um bom trabalho e isso para nós é extremamente gratificante e só nos ajuda a termos mais vontade de dar-mos mais e melhor para que o Diogo tenha o melhor desenvolvimento possível para que cresça com harmonia e que se torne num adulto do qual todos nós nos possamos orgulhar!!!
    Para mim, enquanto Educadora do Diogo ele é um verdadeiro orgulho do trabalho que desenvolvemos com ele por todas as conquistas que já vivemos juntos e pelas que ainda vamos viver!

    Enquanto o Diogo fixer parte do nosso dia-a-dia, pode ter a certeza de que lhe iremos dedicar o mesmo carinho e atençao que tem tido até agora para que o futuro seja o mais risonho possível!

    Um beijinho muito grande e especial,

    Educadora Patrícia Jardim

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de acrescentar que o Infantário do Diogo, é uma das poucas instituições que se tornou sensível para com crianças especiais e que se disponibilizou a ter uma técnica de psico motricidade 8h por dia para dar apoio a estas crianças.
    É de louvar tamanha sensibilidade e cidadania !!! um grande Bem Hajam a todas!!!

    ResponderEliminar