domingo, 26 de setembro de 2010

Um Desabafo... Preocupações

Em forma de desabafo, gostaria de vos transmitir algumas preocupações que um pai/mãe tem com um filho "diferente"...

Em bebé, a preocupação é sempre dirigida ao seu desenvolvimento, e no meu caso em especial, às crises epilépticas que não permitem o bom desenvolvimento motor e cognitivo.

Quando inicia a escola as preocupações aumentam, não só pelo seu desenvolvimento mas também pela sua capacidade de aprendizagem mas não só....
Muitas dúvidas surgem:

-Os professores têm preparação/tempo para trabalhar estes meninos?
-A escola tem condições especiais para estes meninos?
-A escola/professores, têm programas para estes meninos?
-Os novos colegas vão saber lidar com os nossos meninos?

Pelo que já vi, oiço,  leio e reparo no dia-a-dia, penso que a maioria das respostas são NÃO!!! Infelizmente.
Oiço relatos de descriminação social, de bullying....e penso ... como vai ser com o meu menino??? É um desespero calado que nós pais temos sempre dentro de nós.

Depois ainda temos mais medos... não podemos contar as coisas como as vemos ou ouvimos às nossas famílias mais próximas, porque nós sofremos, mas a nossa família sofre também. E quando falamos de avós temos de ter uma maior sensibilidade.

E mais tarde em adultos? Profissionalmente terão alguma resposta/apoio da nossa sociedade? Socialmente terão algum apoio entre amigos? Sentir-se-ão realizados e felizes?
Se, se e se e mais "ses" .... 


A questão é : como será o dia de amanhã???

Por tudo isto acho importantíssimo divulgar a todos os doentes e familiares deste país toda a informação que temos e unir-mo-nos, para assim construirmos um dia melhor na vida dos nossos meninos.




6 comentários:

  1. Conto convosco para me ajudarem a divulgar esta mensagem. Sem a vossa ajuda a divulgar por todos os vossos não chegaremos a todos ... pff divulguem!! Muito Obrigado e um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Amiga, vamos viver um dia de cada vez.
    Aprendi que não vale a pena pensar muito no futuro longínquo pois isso só provoca angústia e nada de bom nos traz.
    A História do Diogo, do Pedro e de cada menino é ele próprio que a escreve. A Vida dos pais é dura, é muito dura. É muito duro fazer de conta que levamos toda esta situação com ligeireza, com uma fé inabalável no futuro, para que os que mais amamos (a nossa família, os nossos amigos e acima de tudo, como tão bem dizes, os Avós) não esmoreçam, não desistam e nem percam a esperança.

    Tínhamos, à partida, o desejo de que os nossos filhos fossem apenas crianças iguais às outras e (aguardo pelo dia em que compreenda esta partida do destino) tal não aconteceu. E as pessoas olham de lado, (porque acham que os filhos delas são imunes a estas coisas)e as outras crianças não compreendem e isso dói, dói muito.
    Mas isso não é importante. O importante é o que os nossos filhos sentem e sabes que mais??? Eu tenho a certeza de que eles são muito, muito felizes! E isso, isso é que verdadeiramente importa!
    Um abraço empático do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  3. oh miga que mensagem bonita... e como me revejo nas tuas palavras!!! Nem mais ... os nossos filhos são tão amados e tão felizes !!!e tudo faremos que o sejam sempre, e isso é que é verdadeiramente importante!!! um forte abraço com muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar
  4. Zélia, Filipa vocês as duas são exemplos de super-mães. Admiro-vos e tenho certeza que os vossos filhos serão sempre muito felizes pelo exemplo de família fantástica que têm em casa! Desejo do fundo do coração o melhor do mundo para os vossos filhotes que são lindos! Um beijo grande para as duas!

    ResponderEliminar
  5. Não posso dizer que vos compreendo, que sei o que sentem. Não sei! Não faço a mais pequena ideia! Só sei que odeio saber que o sentem, mesmo não conhecendo esse horrível sentimento. É tão pouco o que podemos fazer. Mas é tanto o que gostaríamos de fazer. Estas duas experiências em particular, que me tocam pela proximidade, têm-me ensinado muita coisa. Têm-me ensinado a olhar os outros de outra forma. A pensar que se não fossem estes dois meninos provavelmente iria olhar para os outros meninos com um olhar diferente. E não quero isso!
    Gosto de olhar a sorrir para o Diogo e para o Pedro. E sorrio porque também vejo neles que são felizes. Mas doi não ver essa felicidade nestas duas mães e nos dois pais que tanto adoro.
    Por isso, venham de lá as margaritas que pelo menos nos farão rir :)

    ResponderEliminar
  6. Querida Amiga ainda bem que não nos compreendes, ainda bem que não sentes!!!
    Tenho a certeza que um dia ainda nos verás felizes!! E acredita que o somos ao ver os nossos filhos lindos!!
    Mas venham de lá essas Margaritas para nos distraírem por breves instantes das nossas preocupações e responsabilidades de mães!!!

    Um beijo enorme com um abraço apertado por todo o carinho e amizade que nos tens transmitido.

    ResponderEliminar